Depois da polêmica que envolve o racismo sofrido pelo goleiro Aranha, a torcida Geral do Grêmio divulgou um vídeo repugnando esse tipo de atitude. Além disso, prometeu por tempo indeterminado, parar de cantar a música que utiliza o termo "macaco" para se referir aos torcedores do Inter. Os gremistas dizem que a palavra não é usada a fim de discriminar, mas para reforçar que o colorado os imita.
O alvirrubro tem como mascote o saci, mas também usa a figura de um macaco como símbolo. Ele se chama "Escurinho", nome que foi determinado por uma votação online. O animal foi escolhido porque é querido pelas crianças, além de ser símbolo de um dos projetos sociais do clube.
Publicação da página Geral do Grêmio |
O episódio aconteceu no jogo entre o tricolor gaúcho e Santos pela Copa do Brasil, onde parte da torcida ofendeu o goleiro santista. O Grêmio foi excluído da competição e os torcedores responsáveis pela injúria foram punidos.
Muito triste esse caso de racismo, e acho importante a torcida se manifestar em relação a isso. Mas acho que a punição deve ser somente ao torcedor. O clube não tem como controlar seus torcedores.
ResponderExcluirCompartilho de toda revolta contra esse caso absurdo. Realmente não podemos tolerar o racismo no país e no mundo. Porém, me intriga uma coisa.
ResponderExcluirNunca vi nenhum meio de comunicação estimular um debate sobre os motivos de xingamentos de "viadinho", "Ei, juiz vai tomar no c*" e derivados não serem combatidos.
Os estádios de futebol são uns dos ambientes mais homofóbicos que existem e esse tipo de canto só estimula esse tipo de comportamento.
Uso esse espaço para levantar esse debate.
Muito revoltante!
ResponderExcluirEu to abismada ainda com as injustiças. Sim, são muitas. Tem tanta coisa por ai mascarada, como o Fábio colocou.. tanta coisa que ainda é deixada de lado. tsc :/
ResponderExcluirÉ muito triste um país como o nosso sofrer até hoje com esse tipo de coisa. VERGONHA! Chega de RACISMO!
ResponderExcluirÉ muito triste ver coisas assim!!! Tem muita coisa injusta.. E muita coisa pra melhorar
ResponderExcluir