segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Clubes estrangeiros ganham o coração de brasileiros

É cada vez mais comum a existência de brasileiros que torcem por times estrangeiros. O interesse e curiosidade podem ter motivações diversas. O futebol europeu, por exemplo, desperta olhares por ser bem organizado, reunir grandes craques e pela forte estrutura dos clubes. A Liga dos Campeões da Europa é um dos campeonatos mais glamurosos, repleto de atuações de gala.

O Brasil exporta bons jogadores e já não realiza campeonatos expressivos. Além disso, cada vez mais brasileiros tem acesso aos times estrangeiros pela internet e pela TV a cabo. Em geral, os mais atraídos são os jovens, que têm mais tempo para seguir diferentes competições. Alguns torcem por duas equipes, uma nacional e outra do exterior. Dessa forma, é possível conciliar as idas ao estádio com as partidas assistidas pela televisão.

Matheus Oliveira, de 23 anos, é torcedor do Flamengo e descobriu uma paixão em terras britânicas: o Arsenal. Segundo ele, a diferença entre os dois clubes é que o rubro-negro carioca se faz mais presente na vida dele por questões geográficas, porque o amor que sente por ambos é praticamente o mesmo. Matheus conta também que o interesse pelo Arsenal começou nos anos 2000, uma década vitoriosa. Os Gunners foram tricampeões da Copa da Inglaterra e bicampeões da Supercopa do país.

- Como todo amante de futebol, me senti atraído pelo futebol espetacular que jogava aquele time do início dos anos 2000. Era um prazer sem igual assistir àqueles jogos. O Arsenal é um time que apresenta classe e tradição, mas também se posicionando com temas extra-futebol, como por exemplo a camapanha “Rainbow Laces”, que se levanta contra a homofobia no futebol – explicou.


Matheus registrou a paixão pelo clube inglês no lado esquerdo do peito 

No ano passado, a empresa Stochos Sports & Entertainment realizou uma pesquisa para saber quais são os clubes estrangeiros preferidos dos brasileiros. Dentre 8.345 entrevistados, 24,9% simpatizam com o Barcelona. Outro clube espanhol é querido pelo público, o Real Madrid ocupa a segunda posição com 11,8% vem seguido de Milan, Chelsea e Manchester United.

A adoração do time catalão pode ser consequência da boa fase principalmente no período em que Pep Guardiola era o técnico da equipe, de 2008 ao início de 2012. O clube venceu 13 dos 16 títulos que disputou. Isso acaba por chamar a atenção de muitos. Em contrapartida, há quem ache que torcer pelo Barcelona é moda pelo simples fato do clube ter números favoráveis. 

Para Nathalia Araújo, de 21 anos, torcedora do Botafogo e também do Bayern de Munique, existem aqueles que realmente acompanham e outros que apenas seguem uma tendência.

- Eu gosto de chamar isso de “efeito Liga dos Campeões”, que só não funcionou com o Bayern. O clube que ganha a Liga dos Campeões da Europa é sempre o que fica na mídia, então geralmente surgem vários torcedores. Muita gente compra camisa e todo mundo passa a entender do clube. Isso aconteceu agora com a Alemanha, agora vejo muita gente vestindo a camisa dela – constatou.


Nathalia ao lado da taça da Liga dos Campeões da Europa conquistada pelo Bayern de Munique na temporada 2012-2013

Nathalia começou a se interessar pelo time alemão porque ficou encantada com o desempenho do lateral Phillip Lahm. A partir daí, ela decidiu procurou mais informações sobre o time e se identificou com a equipe, a torcida e a política do Bayern. Ainda que esteja envolvida com as maravilhas do futebol europeu, ela deixa claro que não abandona o Botafogo, que é o clube do coração.

- Eu me recuso a deixar de acompanhar o Botafogo porque se eu tomar essa atitude radical, eu vou deixar de fazer uma das coisas que eu mais gosto que é ir ao estádio. Sou apaixonada pelo Bayern, mas não tenho a oportunidade de ir ao estádio e aqui eu tenho o Maracanã praticamente do lado. Eu me sentiria até um pouco vazia se não tivesse o Botafogo para acompanhar aqui no Brasil – compartilhou.

É comum ouvir por aí que não se escolhe o time do coração, porque a paixão surge naturalmente (ainda que possa ser impulsionada por influência externas). Está provado que é possível se apaixonar mais de uma vez. O futebol abre um leque de possibilidade para os amantes do esporte, dessa forma é permitido se sentir um pouco flamenguista, um pouco gunner, um pouco botafoguense e um pouco bávaro.

6 comentários:

  1. Faltou só a torcida do Leeds United!!! www.leedsunitedbr.wordpress.com ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Foda é o Matty torcendo pra esse time.......... AQUI É UNITED. SIR. Alex Ferguson >>>>>>>>>>>>> catador de criancinhas

    ResponderExcluir
  3. Não entendo muito do assunto, mas curti bastante

    ResponderExcluir