terça-feira, 11 de novembro de 2014

La Guardia Imperial




A torcida do clube argentino Racing, La Guardia Imperial, é numerosa, barulhenta e apaixonada. Ela é a barra brava principal do time e é a maior responsável pelas belas festas nas arquibancadas. Mas não é só na estética que ela atua.

Entre os anos de 1983 e 1985 o clube estava na segunda divisão do campeonato argentino e a torcida bateu todos os recordes de público do país. Anos depois, em 1999, o Racing estava ameaçado de falir e, mais uma vez, La Guardia Imperial estava lá. A equipe não poderia participar do torneio Clausura, mas os torcedores ignoraram a proibição, lotaram o estádio no fim de semana e salvaram o clube. 

Desde o episódio, o dia sete de março é festejado como "o dia do torcedor do Racing". O feito foi eternizado também na música mais famosa ecoada, "De pendejo te sigo", que significa "desde jovem te sigo".





As demonstrações de amor ao time não param. Em 2001, o Racing conquistou um título nacional depois de 35 anos. A torcida encheu dois estádios: o do Véllez, onde estava acontecendo a partida e o Cilindro, do Racing. Atitudes como essa são repetidas com frequência pelos hermanos que movem o clube argentino.

3 comentários: