terça-feira, 21 de outubro de 2014

O protagonismo da torcida do St. Pauli

O FC Sankt Pauli é um time da série B alemã que possui pouca expressividade no mundo da bola. O nome é uma homenagem ao bairro operário de Hamburgo em que está localizado e o que chama a atenção no clube não são craques, nem mesmo títulos. A torcida que é a verdadeira estrela.

A popularidade do St. Pauli não é à toa. Ele é famoso pelo perfil politicamente correto, preocupado com diversas causas sociais. No estatuto, mostra que é declaradamente contra a o nazismo, o racismo e a homofobia. Na Europa, o time é considerado não convencional e revolucionário.

De acordo com a fundadora do fã-clube brasileiro e do blog FC Saint Pauli Brasil, Luciana Leal, a equipe encanta porque se apropria do esporte para transmitir mensagens importantes.

- Acho que uma das primeiras razões que chama a atenção das pessoas para o time é esse caráter alternativo dele. Depois, pra quem se torna fã mesmo do time, é a busca pela alma do futebol e o algo a mais que ele possa trazer. Hoje o futebol tem o poder de propagar mensagens que vão além do esporte, ele pode ser usado como um propagador de ideias e ideologias - opinou. 


Luciana Leal enrolada na bandeira do Saint Pauli

Nos anos 80, o clube sofreu com a possibilidade de fechar as portas. Mas músicos, artistas e operários fizeram campanhas para impedir que isso acontecesse. E a partir daí pode-se dizer que o St. Pauli é feito por torcedores. Na década seguinte, se destacou ao expulsar dos estádios todos os aqueles que apoiavam o neonazismo.

Em 2003 o time estava a ponto de perder a licença para jogar na Liga oficial por não apresentar fundos necessários para se manter na temporada que se iniciaria. Foi criada a campanha de slogan Rettetden FC St. Pauli (Savethe FC St. Pauli com o objetivo de arrecadar fundos. De acordo com Luciana, até mesmo outros clubes ajudaram o St. Pauli.

- Dentre várias ações, uma que ficou marcada, foi a iniciativa do presidente do Bayern München, UliHoeneß de ajudar na campanha e um jogo foi promovido entre os dois times – destacou.

Em 2012 o clube contabilizava 15 mil sócio torcedores e 11 milhões de torcedores só no país de origem. O símbolo do St. Pauli é a igreja de São Paulo, mas os torcedores adotaram a caveira como a fiel representante do time. Para eles, ela representa a rebeldia pirata.




A torcida da equipe alemã tem outra particularidade. Ela também é famosa pela forte ligação com o Rock. Muitos levam ao estádio instrumentos musicais para tocar os grandes clássicos desse estilo musical. O time entra em campo ao som da música Hells Bells, do AC/DC.




Confira a entrevista na íntegra